sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Comida light: aprenda 7 receitas de microondas

Foto: Shutterstock
Experimente uma dessas receitas de microondas e delicie-se:

Sopa de brócolis

Ingredientes:
300 g de brócolis
300 g de couve-flor
1 batata picada
1 cenoura picada
1 xícara (chá) de água
1 cebola picada
½ envelope de caldo de galinha sem gordura
1 colher (café) de noz-moscada
3 xícaras (chá) de leite desnatado
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes (exceto o leite) em uma forma refratária funda. Tampe-a e leve ao microondas por 15 a 20 minutos, na potência alta – faça algumas pausas para mexer o conteúdo. Depois, deixe descansar por 7 minutos.
Passe tudo em um processador, coloque novamente na forma refratária, adicione o leite, misture bem e coloque tudo no microondas de novo. Dessa vez deixe por mais 10 minutos, mexendo 3 vezes.

Frango sem gordura

Ingredientes:
2 peitos de frango sem osso e sem pele
Sal a gosto
Salsa e alho desidratados
Cebola em rodelas
3 colheres de shoyo
Modo de preparo:
Lave bem o frango e coloque-o em um recipiente próprio para ir ao microondas. Tempere o alimento com sal, salsa, alho, cebola e shoyo. Leve ao microondas por 10 a 12 minutos, em potência alta.

Filé de peixe com molho de soja

Ingredientes:
1 colher (sopa) de margarina light
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de páprica
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 dente de alho amassado
½ xícara (chá) de gengibre ralado
6 filés de linguado ou badejo
Modo de preparo:
Coloque em uma forma refratária, a margarina. Leve-a ao microondas por 30 segundos, em potência alta, até que ela derreta. Em outro recipiente, misture o molho de soja, o vinagre, o gengibre, o alho e a páprica. 
Pegue os filés de peixe e passe nessa mistura. Coloque-os na forma, lado a lado, e leve-os ao microondas por 5 a 7 minutos em potência alta. Antes de servir, deixe descansar por 3 minutos.

Bolo light de chocolate na caneca

Ingredientes:
1 ovo
4 colheres (sopa) de leite desnatado 
2 colheres (sopa) de margarina light em temperatura ambiente 
2 colheres (sopa) de chocolate em pó diet 
4 colheres (sopa) de multi adoçante (para forno e fogão) 
4 colheres (sopa) de farinha de trigo peneiradas 
1 colher (café) de fermento em pó 
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes, com o auxílio de um batedor, até que a massa fique homogênea. Coloque o conteúdo em uma caneca grande, enchendo somente até a metade. Leve-a ao microondas por dois ou três minutos.

Tomate seco

Ingredientes:
1 kg de tomate 
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de azeite
3 dentes de alho
Pimenta do reino à gosto
Modo de preparo:
Corte os tomates ao meio, ou então em quatro partes. Retire as sementes e coloque o conteúdo em uma forma, colocando sal e açúcar por cima. Leve ao microondas por 8 minutos em potência média.
Vire os tomates e leve por mais 8 minutos, em potência alta. Se ainda não ficarem bem secos, escorra a água que se formou e leve em potência alta por mais 5 minutos. Vá repetindo esse procedimento, sempre virando-os, até que estejam secos. Transfira os tomates para um vídro e acrescente os demais ingredientes.

Salada verde

Ingredientes:
½ repolho picado em finas tiras
1 xícara de chá de maionese
1 xícara de chá de cheiro-verde picado
½ xícara de chá de creme de leite
2 xícara de chá de uva itália
Modo de preparo:
Coloque o repolho em um recipiente refratário fundo. Tampe-o, leve ao microondas por 5 a 6 minutos, na potência alta. No meio, faça uma pausa e mexa o conteúdo. Depois, retire e aguarde até que esfrie naturalmente.
Corte as uvas ao meio, retire seus caroços e junte-as ao repolho. Reserve. Com um liquidificador, bata a maionese com o cheiro-verde e o creme de leite, juntando essa mistura ao repolho e depois misturando tudo. Decore com uvas e cheiro verde e sirva gelada.

Bolo de maçã

Ingredientes:
2 maçãs pequenas
2 ovos
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de leite desnatado
½ xícara de óleo
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Descasque as maçãs, corte-as ao meio e pique em cubos, separando algumas rodelas fininhas para decorar, depois. Com o auxílio de um liquidificador, bata os ovos, o óleo e o leite. Acrescente a farinha de trigo e o açúcar aos poucos e bata até obter uma mistura homogênea.
Despeje essa massa em uma vasilha e misture a maçã picada, a canela e o fermento. Coloque o conteúdo em um recipiente próprio para microondas e asse de 10 a 12 minutos, em potência alta.

Receitas de microondas poupam tempo

A invenção do microondas revolucionou mesmo a cozinha. Colocamos a comida dentro do aparelho, pressionamos um botão e pronto. O alimento é aquecido de maneira extremamente rápida. Não precisamos nem ficar contando o tempo, pois o aparelho desliga sozinho. Tal facilidade deu origem a uma série de receitas de microondas, ideais para quem não tem muita prática com o fogão ou não quer perder tempo nem ter maiores transtornos.
Mas não é bom depender apenas desse aparelho. Então, depois de testar as receitas de microondas que separamos para você, experimente também:
O que achou das dicas ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário