sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético

Resultado de imagem para chas
  ELES HIDRATAM, AQUECEM O CORPO, A ALMA E A SAÚDE

* CHÁS DIGESTIVOS -
favorecem as secreções gástricas e a digestão

- boldo
- camomila
- erva-doce
- cascas de laranja
- cascas de abacaxi 

 
* CHÁS CALMANTES - agem como tranquilizantes naturais e indutores do sono.

- melissa
- sementes de maracujá doce
- erva-cidreira
- alfazema
- camomila

* CHÁS DIURÉTICOS – auxiliam o funcionamento dos rins, diminuem inchaços e podem ajudar no tratamento da hipertensão arterial.

- chapéu de couro
- rosa mosqueta
- folha de abacate
- quebra-pedra
- cavalinha

* CHÁ EMAGRECEDOR – tem ação termogênica e pode auxiliar no emagrecimento.

- Chá verde ou Green tea
Resultado de imagem para plantas chas

VOCÊ PRECISA SABER

Existem chás que contêm substâncias chamadas de "fatores antinutricionais" tais como: os taninos. Essas substâncias, apesar de terem ação antioxidante e combaterem os radicais livres, dificultam a absorção de certos nutrientes e, por isso, alguns chás não devem ser tomados próximo às refeições. Os taninos estão presentes nos chás verde, mate e preto e também no café e chocolate. Tanto o chá verde como o mate e o preto contêm cafeína e desta forma não devem ser usados à noite para não atrapalhar o sono.
Outro detalhe que merece ser lembrado é quanto à qualidade das ervas. Escolha as opções embaladas que passaram pelo controle de qualidade durante a fabricação. Sempre tenha o cuidado de saber a procedência da erva. Nos mercados é possível encontrar chás orgânicos que foram cultivados sem o uso de agrotóxicos. Sem dúvida é a opção mais saudável. 

Resultado de imagem para plantas chas

PASSE LONGE DOS CHÁS LAXATIVOS!

Uma prática bastante comum é o uso indiscriminado e abusivo de chás de ervas com efeitos laxativos. A maioria das pessoas tende a achar que tudo que vem das plantas é natural e não faz mal. Apesar de serem naturais, as ervas nem sempre são inofensivas. O abuso na utilização de chás com propriedades laxativas pode causar doenças intestinais, conforme apontou um estudo realizado pelo Departamento de Cirurgia Coloretal da Cleveland Clinic Florida, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, 40% dos pacientes que fizeram uso de laxantes e chás laxativos, com frequência igual ou superior a 3 vezes por semana, por mais de um ano, tiveram lesões na anatomia intestinal, reveladas por exame de Raio X contrastado. Além disso, o uso de chás laxativos ou laxantes provoca desequilíbrio na microbiota intestinal (bactérias do bem e do mal que habitam nosso intestino), prejuízo no Sistema Imunológico, na produção de neurotransmissores e na absorção de nutrientes, ou seja, é preciso ter cuidado!
Quem são os chás com propriedades laxativas que podem afetar a saúde: Sene, Cáscara Sagrada e Extrato de ruibarbo. Essas ervas, normalmente também estão presentes em muitos chás emagrecedores.
 

Referências bibliográficas
1. JORNAL DO BRASIL – Que delícia. Coluna de Valeria Viera.
2. HERBARIO: www.herbario.com.br
3. CHA & ARTE - http://www.chaearte.com.br/
4. WORLD HEALTHY ORGANIZATION: http://www.who.int/en/
5. Joo JS, Ehrenpreis ED, Gonzalez L, Kaye M, Breno S, Wexner SD, Zaitman D, Secrest K. - Alterations in colonic anatomy induced by chronic stimulant laxatives: the cathartic colon revisited. J Clin Gastroenterol. 1998 Jun;26(4):283-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário