domingo, 20 de setembro de 2015

3 bebidas que podem prejudicar sua dieta

Sucos industrializados de caixinha podem parecer mais saudáveis, mas contém grande quantidade de açúcar, corantes e conservantes que acabam prejudicando sua dieta.

Quem nunca foi ao nutricionista a fim de fazer uma dieta e saber certinho o que comer e não comer para perder peso? De tanto se falar no assunto, é comum as pessoas saberem os alimentos que engordam ou não, mesmo que sejam leigas no tema, e a partir desse conhecimento montarem suas dietas e planos de emagrecimento para se tornarem mais saudáveis.
Assim, muitos já sabem o que se pode ou não comer, mas será que sabem o que podem ou não podem beber?
É comum que as pessoas, e até nutricionistas, às vezes se esqueçam que algumas bebidas são ricas em calorias e podem prejudicar a sua dieta e os seus objetivos na busca pela saúde e boa forma.

É FATO: Bebidas alcoólicas prejudicam a sua dieta

bebidas alcoólicas prejudicam musculaçãoIsso porque o álcool etílico, quando metabolizado pelo organismo, se transforma em hidratos de carbono, que liberam 7 kcal por grama de álcool. Para ser ter uma ideia do quanto é isso, uma maçã, por exemplo, tem 0.52kcal/grama e o pão de centeio, 2,5 kcal/grama.
Assim, além de ser bem calórica, é comum usar as bebidas alcoólicas em drinks e coquetéis, e aí, são colocados outros ingredientes que tornam a bebida ainda mais prejudicial, como açúcar ou refrigerantes.
Porém, é errado pensar que só os destilados que fazem mal pra sua dieta. A cerveja, apesar de conter uma concentração menor de álcool, é consumida em maior quantidade. Ou seja, enquanto as pessoas tomam um ou dois drinks de vodka, bebem várias garrafas de cerveja, e assim, acabam consumindo uma quantidade maior de calorias!
Se for beber, é bom escolher opções mais light, como o saquê no lugar da vodka, o adoçante no lugar do açúcar e frutas picadas no lugar do refrigerante. O mais importante, no entanto, é evitar o álcool ou tomá-lo em pequenas quantidades.

refrigerantes atrapalham a dietaOs normais, obviamente, tem uma quantidade absurda de açúcar – uma latinha de Coca-Cola tem 9 (!!!) colheres de chá de açúcar – e podem causar diabetes, que ocasiona o ganho de peso crônico, além de outros efeitos.
As versões zero e light, por conterem poucas ou nenhuma caloria, são muito usadas nas dietas, às vezes até como aquele coringa para matar a fome nas horas do aperto. Mas, ao contrário do que muitos pensam, elas também pode fazer você engordar se consumidas em excesso.
Assim como muitos produtos industrializados, esses refrigerantes têm grande concentração de sódio, o sal.
O FDA, órgão regulador de diretrizes para saúde e remédios dos Estados Unidos, indica que um adulto pode consumir até 2,3 gramas dessa substâncias por dia, o que é mais ou menos a quantidade que cabe em uma colher de chá. Se você consome mais do que isso, pode começar a ter efeitos colaterais e problemas de saúde por causa da alta concentração dessa substância no seu corpo.
A fim de combater a alta concentração dele no sangue, o corpo “retêm” mais água, para que o sangue fique diluído. Isso causa inchaço e ganho de peso, já que o corpo não está eliminando líquidos que normalmente eliminaria. Os riscos, porém, vão além dessa consequência, e o sal pode chegar a causar hipertensão e infarto do miocárdio.
Cuidado com os sucos!
Uma outra opção bem utilizada em dietas, mas que pode afetar a perda de peso.
suco de caixa muito açucar prejudica dieta
Evite sucos industrializados de caixa e latinha
Assim que as dietas começaram a fazer parte da vida das pessoas e os sucos foram vistos como a opção mais saudável ao refrigerante, as indústrias correram para deixar o sabor de seus produtos mais agradável para que o consumo desses sucos aumentasse ainda mais. E aí, para agradar ao paladar de seus clientes, colocaram açúcar!
Uma lata de um suco de frutas, por exemplo, pode chegar a ter até 200kcal. Assim, como as pessoas acham que essa é uma opção saudável, acabam consumindo muito e descuidam da quantidade de calorias ingeridas no dia.
O suco natural é sim uma das melhores opções para as dieta, mas é preferível que seja daqueles diluídos, como limão e abacaxi, e não os concentrados, como o de laranja – que por, precisarem de mais unidades de fruta para a mesma quantidade de suco, concentram mais açúcar.
Para manter a dieta e conseguir alcançar os objetivos de saúde, os chás feitos em casa são também uma ótima opção. Por apresentarem quase nenhuma caloria, são leves e perfeitos para enganar a fome. Ainda, é preciso prestar atenção naquelas bebidinhas do dia-a-dia, como cafés, que não podem ser adoçados com açúcar em excesso.
Com o conhecimento do valor calórico das bebidas, não haverá prejuízo da dieta e o peso desejado será atingido mais rapidamente. Então, é preciso ficar atento!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário